2023/11/16

Minha História Dance

 


Por Anderson Cassiano (DJ Cassy Jones)

 

A adolescência na segunda metade dos anos 80 foi um período marcante, repleto de mudanças sociais, culturais e tecnológicas. Foi uma época em que os jovens começavam a moldar sua identidade, influenciados por uma explosão de novas tendências na música, moda e entretenimento. O cenário musical desempenhou um papel crucial nesse processo, proporcionando trilhas sonoras inesquecíveis para as experiências adolescentes.

 

A música da época refletia uma diversidade de estilos, cada um deixando sua marca única na paisagem sonora dos anos 80. O pop, new wave, rock e synth-pop marcaram uma transição notável da música dos anos anteriores. Artistas como Michael Jackson, Madonna, Prince, Duran Duran, The Cure e outros se tornaram ícones que definiam uma geração.

 

Na adolescência dos anos 80, as músicas muitas vezes eram a trilha sonora das festas, dos encontros românticos e das experiências compartilhadas entre amigos. Os videoclipes, que ganharam popularidade nessa década, tornaram-se uma forma de expressão visual poderosa, influenciando a moda e o comportamento dos jovens.

 

Os adolescentes mergulhavam em fitas cassete, gravando suas músicas favoritas e compartilhando listas de reprodução feitas à mão. As letras muitas vezes abordavam temas relacionados ao amor, à rebeldia e à busca por identidade, ressoando com a intensidade emocional característica da adolescência.

 

A moda desse período também foi fortemente influenciada pela música. Jaquetas de couro, cabelos volumosos, calças rasgadas e cores vibrantes eram elementos comuns nos guarda-roupas dos adolescentes. A cultura do videoclipe contribuiu para a disseminação dessas tendências, transformando artistas em ícones de estilo.

 

Os bailes e festas eram eventos fundamentais para os adolescentes dos anos 80, proporcionando um espaço para expressão e socialização. As músicas dançantes, como as de Cyndi Lauper e Wham!, preenchiam as pistas e tornavam-se parte integrante das memórias dessa fase.

 

Lembro-me que, no final dos anos 80 e inicio dos anos 90, meus pais deixavam eu e meus irmaos frenquentarmos as barraquinhas da festa junina da Igreja Catolica no bairro onde moravamos. Lá, apos a missa, o responsavel pelo som das barraquinhas, dava o play na fita K-7, tocava Plaza, Kon Kan, Pet Shop Boys e Gino Latino, dentre outros. Alguns devem perguntar: nao tocavam forro, sertanejo ou algo similar? Não. Só rolava este tipo de som, voltado para Synth-pop, House Music e as vezes algum Rock. Os adolescentes e jovens aproveitavam para dançar e se divertir. Nessa epoca, já tinha interesse para ir a uma Danceteria (tempo que chamavam de Discoteca, provavelmente por causa do boom da disco music anos antes), mas por causa da idade, eu e meus irmaos nao podíamos frequentar - na cidade onde morava só permitiam acima de 18 anos de idade - e mesmo que deixassem entrar no estabelecimento, meu pais nao aprovariam a ideia (risos). Já em casa, sempre ouvia musicas de Erasure, Pet Shop Boys, Information Society, Kon Kan, que tocavam nas estações de radio. Não imaginava que o gosto musical, a dance music, iria acompanhar-me toda a minha existencia, e hoje, percebo que o gênero está impresso em meu DNA.

 

E voce, como foi o seu primeiro contato com a Dance Music? Conte para nós.